Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Saiu hoje: a IBM, com seu Websphere, já tem 41% do mercado de servidores de aplicação.
Eram 31% em 2002, 37% no ano passado. Já em 2002 a IBM tinha passado, pela 1a vez, a Bea (que mantém a 2a colocação com 27% do mercado).

Aliás, um mercado que encolheu no ano passado. Encolheu pq as opções 'open source' (particularmente o JBoss), aumentaram sua participação. Não vi os números, mas em 2002 foram feitos 2 milhões de downloads do JBoss!! Qual o percentual disso entrou em produção em corporações é uma incógnita.

Lou Gestner narrou seus 10 anos de IBM em "Quem disse que os elefantes não dançam?", publicado em português no ano passado. Prá quem gosta de épicos administrativos, trata-se de uma grande história. Se você é novo ou tava dormindo: em 93 a IBM era praticamente uma empresa falida. Como cliente, na época recebi um 'book' institucional que tinha um título: Visão! Era a primeira iniciativa de Lou (ex-CEO da Nabisco!!). Ele reconhece no livro: não sabe porra nenhuma de tecnologia... Não precisou saber prá criar a nova IBM.

O Websphere é citado apenas uma vez no livro... Nós técnicos sabemos que é o principal produto da IBM em sua estratégia para o mercado de software. E 41% de market-share é um número respeitável... Há teto prá elefante alado?

0 responses to "Elefante bailarino e alado"

Leave a Reply