Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Empresas do mundo todo torraram bilhões em sistemas para 'Gestão do Relacionamento com Clientes' (CRM). Antes, outros bilhões foram torrados em soluções de Database Marketing e Marketing Direto. Seguimentos, nichos, perfis, padrões de consumo... Target (blergh!)

Agora, quase do nada, surge de graça a melhor base prá tais estudos, estratégias... Chama-se ORKUT.

Não tô falando prá ninguém usar a base do ORKUT prá elaborar mailings, pelamordedeus!!! Mas quem quiser estudar perfis, padrões, nichos, tendências... garanto que a base de conhecimentos do ORKUT dá de mil a zero em qq database marketing do mundo!

===========================================

Desde 97 os casos de sucesso mais relevantes no "novo" mundo/mídia Web tem a ver com "comunidades": Wine, eBay, Amazon (aprendeu pouco depois)... depois eGroups, LinkedIN, Orkut, Multiply...

Enquanto isso, em Pindorama, assistimos "valeqqcoisa", "amigosecreto" e outras baboseiras que torraram tufas de VC's cegos... Os grandes players (que fornecem conteúdo e insistem em oferecer acesso) ignoraram e seguem ignorando tal padrão. Tentam insistentemente levar a ultrapassada mídia TV prá Web e não o inverso. Interatividade não tem nada a ver com arquivo (morto?) de imagens... A propaganda pode até ser bonitinha (a hostess com certeza é), mas a estratégia não se sustenta.

O ORKUT tá em tudo quanto é capa de revista. Tá na SuperInteressante do mês. A comunidade brasileira é a maior e mais vibrante... usando ferramental "gratuito" que tá hospedado na Lapônia...

O ORKUT é do Google... que tá em vias de liberar o GMail. Prestem atenção no modelo de negócios: não tem nada de gratuito (as in beer). Mas quem paga não é o usuário! Não diretamente pro bolso do Google.

Longe d'eu brincar de Saramago... mas tal ensaio merece estudo!

0 responses to "Ensaio sobre a Cegueira"

Leave a Reply