Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

  1. Eu também sou pressionado pelos meus chefes. Você não percebe, mas sou. Tudo que você puder fazer para tornar meu trampo menos pesado será bem vindo.
  2. Seus interesses são importantes, mas lembre-se que eu também tenho que me preocupar com os problemas e sentimentos de outras pessoas. Inclusive de algumas que estão além dessas paredes.
  3. Não recebi todo o treinamento necessário antes de ocupar esta cadeira. Portanto, muito do que aprendo, é na base da 'tentativa e erro'. Isso não é de todo ruim. Muitas das minhas responsabilidades a gente só aprende na prática.
  4. Se antes a gente era colega e agora sou seu chefe, entenda que isso é uma das coisas mais difíceis do meu trampo. Seu apoio é crucial!
  5. Eu vou errar. Por favor, seja tão compreensivo quanto você gostaria que eu fosse quando você fizer alguma cagada.
  6. Se eu fizer uma cagada, ou estiver em vias de cometê-la, por favor me avise. Sem meias palavras. Me avise.
  7. Não gosto de surpresas desagradáveis. Me traga as más notícias o quanto antes. (O que parece óbvio para ti, pode não ser para mim. Por outro lado, você pode se surpreender com a velocidade como algumas fofocas chegam até aqui).
  8. Eu espero que você tome iniciativas. Se você ficar só transferindo seus problemas para mim, vou começar a pensar se vale a pena te manter aqui.
  9. Se você não sabe o que fazer, pergunte. Só vai incomodar se você estiver sempre fazendo as mesmas perguntas.
  10. Vamos respeitar o tempo de cada um. Todo mundo tem algo a fazer, e quanto menos interrupções ocorrerem, melhor.
  11. Não deixe que toda a minha prosa sobre objetivos e metas o leve a um comportamento anti-ético. Você sempre terá minha permissão para agir eticamente.
  12. Se a gente tem algum problema, vamos conversar sobre isso.
  13. Um terço das pessoas deste departamento não gosta de mim. Seguirão não gostando, independente do que eu faça. Outro 1/3 gosta muito de mim, independente do meu jeito. Entenda que eu preciso dedicar um pouco mais de tempo com aquele 1/3 que sobra.
  14. Você quer a minha cadeira? Então valorize-a. Nunca a deprecie.
  15. Peter Drucker falou, Peter Drucker avisou: a pergunta mais importante que eu repetirei diariamente é: "O que precisa ser feito?". Funcionará melhor sempre que tivermos as respostas (certas).
.:.

Os itens 1-12 eu surrupiei (e livremente traduzi) do Michael Wade (Execupundit). O item 13 eu surrupiei (livremente) de uma entrevista que o John Neschling (regente e diretor artístico da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) deu para o Roda Viva (TV Cultura) há uns 4 ou 5 anos. O item 15 eu surrupiei de uma entrevista que o saudoso Peter Drucker deu para a Business 2.0.

* "Quem tem chefe é índio!" Cansamos de ouvir esta frase - inconscientemente pejorativa e preconceituosa. Acho que ninguém gosta de chefes. Os puxa-sacos são os que menos gostam. Mas apresentam seus sentimentos de uma forma muito peculiar. Traduzi de "boss". "Boss" é chefe. Ponto.

Mas hoje gostamos de falar de líderes. Milhões são torrados em treinamentos que tentam formar "líderes". Tirando TI, é a área onde mais rola bullshitagem por metro quadrado. Tirando TI, é a área que mais joga grana pelo ralo. Mas não adianta nadar contra a maré. Guru$ seguirão levando muita grana.

[Drucker disse que a palavra "guru" pegou porque a palavra "charlatão" gasta mais tinta, hehe..]
[Recordando: já fiz uma sincera homenagem aos gurus - vale a lembrança].

Caramba.. quanto pensamento desacoplado. É que o assunto é bom e amplo. Gerenciei pessoas em mais da metade da minha carreira. Posso garantir que é mais complicado do que qualquer problema técnico que eu já tenha enfrentado. Por outro lado, pode ser muito gratificante. Principalmente pelas amizades que você descobre e acaba levando para o resto da vida.

0 responses to "Comunicado do Chefe*"

Leave a Reply