Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Manca e que tropeça toda hora, despencando com a cara no chão. Como Konqueror e Opera apresentam os mesmíssimos problemas, talvez eu esteja cometendo uma injustiça com o Firefox. Mas o fato é que estou começando a perder a paciência. Não tem nem 5 dias que reinstalei tudo na máquina. A propaganda negativa respingará em todos os suspeitos: (K)Ubuntu, Firefox, Mozilla, Opera...

Não é só propaganda minha não - quem me dera. Basta fazer uma busca por "firefox unstable" para entender o que estou falando. Hoje resolvi pesquisar alguns fóruns para descobrir o que estava acontecendo. Primeira descoberta: muitos estão enfrentando o mesmíssimo problema. Beleza: quanto maior o número de sofredores, menor o ciclo de vida de um bug. Bom, eu pensava que era assim. Mas algumas mensagens nos fóruns são de 2005, da época da versão 5.10 do Ubuntu! Ops...

Altera o 'color depth' no 'xorg.conf'. Mexe no 'firefoxrc'. Um monte de dicas. 10 minutos de estabilidade e kabum, lá foi a raposa para o chão de novo. Muitas vezes sem nem mesmo eu estar no browser. Hmmm...

Respira fundo 10x e volta para os fóruns: downgrade do Java (para 1.4) e remoção do Flash 9?!? Dèjá-vu... quantas vezes não vi esse tipo de "solução" no mundo Windows? Isso não é solução, é gambiarra mesmo. Detalhe: na hora que coloquei aquele ponto de interrogação ali a Raposa despencou de novo! Sorte que a recuperação de sessões funciona... Mas ela já é fruto de desconfiança, não? hehe..

Bom, descobri também que alguns usuários de Debian, SuSE e outras distribuições também estão enfrentando problemas similares. Ou seja, não deve ter nada a ver (exclusivamente) com a família (K)Ubuntu. De qualquer forma, é uma baita propaganda negativa.

Que acontece no pior momento: na hora em que Firefox (20% de share?) e Ubuntu começam a experimentar um pouco de popularidade. Vamos ver como eles se viram na primeira crise feia.

12 responses to "Firefox: Uma Raposa manca no Ubuntu"

  1. Você precisa aprender a configurar seu sistema, preste atenção na instalação do seu plugin JAVA, é ele que está dando problema.

    Anônimo

  2. I'm trying...

    Mas será q vc poderia ser mais específico, por favor? O que eu devo mudar na instalação do plugin Java?

    Tks!

    Paulo Vasconcellos

  3. Ah indícios fortes de que a causa desses problemas tem pouco haver com plataforma onde o navegador está executando (Linux, Windows, etc), parece mesmo que estão relacionados com os plug-ins instalados.

    Tanto é assim que para a versão 3 estão planejando alterações na forma como os plug-ins funcionarão com o navegador da Fundação Mozilla.

    Fique atento a isso.

    ASF

  4. Beleza Antonio,

    mas para resolver o meu problema hoje, o que precisa ser feito? Pq gastei um bom tempo pesquisando a questão, e tudo que achei foi o que escrevi no post.

    Grato pela atenção. Abraços,

    Paulo Vasconcellos

  5. Curioso, no meu Gentoo ele funciona perfeitamente...
    Pelo portage peguei o 2.0.0.2
    O Java eh o 1.5 (o 1.6 nao estah no portage ainda).
    O Flash eh o Shockwave Flash 9.0 r31, que o proprio firefox instalou...
    Eu particularmente mudaria para o Gentoo, pode ser um pouco dificil no comeco, mas ele eh muito rapido e tem o portage que parece o apt-get mas compila, nao pega binarios...
    Boa Sorte

    VidaGeek.net

    Rafael Schouery

  6. Grato pela dica Rafael,

    mas eu não queria mudar de distro. Não tenho nenhum motivo para tal, com exceção da raposa manca... O Kubuntu tem uma performance muito boa, é bem estável e agradável. Esqueço que ele existe: e todo SO deveria ser assim.

    Estou com as mesmas versões citadas por ti. FF 2.002, Flash 9 e Java 1.5. O que mais estranho é não achar nada na área de suporte da Mozilla. Será que não estou sabendo procurar?

    Tks. Abraços,

    Paulo Vasconcellos

  7. Olá PV. Já viu esse artigo? Acho que pode ajudar. Eu tive esse tipo de problema faz um tempo mas agora tudo funciona normalmente.

    Unknown

  8. Valeu Braga,

    tô testando. Por incrível que pareça, hoje ele tá bem mais comportado. Mas minha insegurança persiste. Ter que usar uma secretária (Kate), para todo email ou post que escrevo é uma vergonha!

    Veremos. Tks,

    ps: com perfil no Blogger agora? Será que finalmente ganharemos um blog de Arquiteto?^hehe.. ou seria sobre as descidas de pneu nas águas de Brotas? Ou um anti-fã clube do Daniel?!? hehehe...

    Paulo Vasconcellos

  9. Bom, vou dar aqui a desculpa padrão dos usuários o Uíndius: Comigo nunca aconteceu!

    Anônimo

  10. Esqueci de dizer: uso Mac OS X e Ubuntu. Windows? Never more.

    Anônimo

  11. Valeu Fabiane.

    Independente do probleminha atual, não cogito uma recaída. No desktop não mexo. Mas penso seriamente num Apple como próximo note.

    Btw: pode ser psicológico, mas a raposa não tropeçou uma única vez hoje!! E eu não fiz nada desde os últimos tombos... hehe..

    []'s

    Paulo Vasconcellos

  12. Paulo, o meu primeiro computador foi um TK85 (lembra-se disso?), para vc ver há quanto tempo estou nesse mundinho da informática...e a melhor coisa que fiz, até hoje, foi comprar um computador Apple. Nada se compara ao Mac OS X!

    Abraços,

    Anônimo

Leave a Reply