Sobre

Graffiti \Graf*fi"ti\, s.m.
desenhos ou palavras feitos
em locais públicos. 
Aqui eles têm a intenção de 
provocar papos sobre TI e afins.

O Graffiti mudou!

Visite a nova versão em pfvasconcellos.net

Há tempos convivemos com o termo "Custo Brasil". Ele sempre foi usado para justificar a falta de investimentos ou o preço abusivo de alguns produtinhos. Também era utilizado de maneira simplista e arriscada para sugerir uma drástica redução da carga tributária. Grande parte dos proponentes nunca se preocupou em explicar como teríamos mais e melhores professores, policiais e infraestrutura etc etc. Importa, para eles, dividir menos e ganhar mais. Viajei...

Eu quero falar mesmo é do Custo São Paulo. Pelo Twitter, neste exato momento, vejo o depoimento de vários colegas falando de caos, apagão, vias alagadas... o inferno de quase sempre. Os problemas de todo período de chuvas, neste ano piorados pela volúpia "obreira" do (des)governo de SP.

Muitas empresas, particularmente do mundinho de TI, são irritantemente guiadas exclusivamente pelo 'cara do financeiro'. Aquisições e contratações parecem ter um único guia: o preço.

Pois bem, tá na hora dessa turma considerar o custo de se viver e trabalhar em São Paulo. Abre aí uma planilhinha excel e começa a contar toda a grana que vai para o ralo porque:

  • Os colaboradores gastam horas no trânsito;
  • Colaboradores não conseguem chegar no trabalho;
  • Colaboradores fazem hora extra para compensar atrasos;
  • Colaboradores rendem pouco porque estão preocupados com os efeitos da chuva;
  • Colaboradores estão infelizes.
Parece coisa subjetiva mas não é não. Se for o caso, se você não consegue medir produtividade, então considere apenas os 3 primeiros itens da lista. Mas faça a conta!

Garanto que concluirão que São Paulo não vale a pena. Colocando de outra forma: São Paulo se tornou cronicamente inviável.

Trampo remoto e mudança para o interior são as duas principais alternativas. Deveriam ser consideradas por todo mundo. Ou alguém aí acredita que aquela obra (de R$ 1,3 bi!) na marginal adiantará alguma coisa?

1 response to "O Custo "São Paulo""

  1. Paulo, desde 99, quando choviam vagas boas em Sampa para trabalhar com a Internet eu uso um termo chamado "custo Florianópolis" que é "o quanto você deixa de ganhar de dinheiro por não se mudar para São Paulo".

    É basicamente a mesma conta e olha, é uma grana... Muita gente chega a ganhar 6 mil reais por mês a menos para morar aqui. É um aluguel e tanto hein?

    Antes que alguém pense seriamente em morar em Florianpópolis, lembro que os únicos empregadores que pagam bem aqui são os paulistas recém chegados (ou sejam vocês), até se tocarem que aqui a média é bem mais baixa.

    Para terem uma idéia, em 2003 meu chefe paulistano recém chegado pagava um vale alimentação que congelado até agora em 2010 seria 26% maior do vale alimentação pago hoje por uma empresa equivalente.

    Claudio Br

Leave a Reply